segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Para que servem os Logaritmos?


Mas difícil que entender os logaritmos é compreender para que servem. Não que a aplicação seja complexa, o fato é que pouquíssimos professores se preocupam em falar a esse respeito. Para que se tenha noção da importância dos logaritmos, sua invenção na primeira metade do Séc. XVII representou para a astronomia e para a navegação algo próximo do que representa hoje o computador.

1) "o aluno pode até saber e frequentemente sabe resolver uma equação logarítmica dada, mas não sabe para que serve aquilo na vida prática". Nosso objetivo hoje é abordar uma das aplicações dos logaritmos: a lei de Benford.

2) Segundo o modelo de Benford, a probabilidade de que o primeiro dígito do número sorteado seja igual a x é dada pela fórmula logarítmica que aparece. Por exemplo, calculando P(1), você perceberá que a probabilidade de o dígito inicial ser igual a 1 é 0,301; calculando P(9), descobrirá que a probabilidade do dígito inicial ser 9 é igual a 0,046 (para fazer as contas, use uma calculadora científica ou a tabela dos logaritmos).

3) Desdobramentos dessa lei têm sido utilizados em inúmeras situações práticas, como no auxílio à fiscalização da Receita Federal de alguns países. Programas de computador capazes de verificar se os números da declaração de rendimentos de uma empresa seguem ou não a maior probabilidade de ocorrência do dígito 1 são usados na tentativa de identificar possíveis declarações com dados adulterados. Como se vê, a invenção dos logaritmos do século 16 tem ainda hoje notáveis aplicações.
Como se vê, a invenção dos logaritmos do século 16 tem ainda hoje notáveis aplicações.

4) Então podemos afirmar q os logaritmos serviram e serve até hoje como um dos principais fatos para criar o Computador! E servirá para muitas outras coisas!

Postado por: Thiago!

Editado por: Thiago!

Um comentário:

  1. Eu achei muito interessante pois vai ajudar nos meus estudos por isso eu adorei muito.

    Wagner

    ResponderExcluir